Foi no mês de agosto de 2004, há 20 anos, que se deu início à primeira edição do “Festival dos Moinhos”, da ilha do Corvo. Este é realizado, em simultâneo, com as Festas de Nossa Senhora dos Milagres, padroeira da ilha do Corvo, que se celebram no dia 15 de agosto.
A devoção e a fé na Nossa Senhora dos Milagres são características que se encontram bem presentes em cada corvino.
O festival surge como uma extensão cultural das festividades religiosas, enriquecendo a celebração com uma vertente de valorização do património e do convívio comunitário.
A ideia da sua criação partiu do Sr. Luís Bettencourt, reconhecido músico açoriano. A mesma foi prontamente acolhida e executada pelo então Presidente da Câmara Municipal da vila do Corvo, Sr. João Greves, e pela Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Milagres.
O festival desempenha um papel crucial na preservação do património histórico da ilha, designadamente os tradicionais moinhos de vento, e dinamiza a economia local.
A continuidade deste evento é fruto do trabalho da Associação de Juventude da Ilha do Corvo, da Comissão Organizadora das Festas de Nossa Senhora dos Milagres e da empenhada participação popular.
Ao longo dos anos, participaram no “Festival dos Moinhos”, da ilha do Corvo, diversas filarmónicas, grupos folclóricos, grupos corais, grupos de teatro e grupos musicais, entre outras manifestações artísticas, oriundos de diversas ilhas dos Açores, do resto do país e do estrangeiro.
O Festival acolheu, igualmente, outras manifestações culturais de diversa índole, no qual se destaca a gastronomia local, nomeadamente as comidas tradicionais do Corvo, que são sempre muito apreciadas por locais e visitantes.
A integração entre o Festival dos Moinhos e as festividades religiosas em honra de Nossa Senhora dos Milagres, promovem a união entre a fé e a cultura fortalecendo assim a identidade da ilha.
Os apoios da Câmara Municipal da vila do Corvo, do Governo Regional e de privados, são essenciais para a sua realização anual.
Assim, nos termos das disposições regimentais aplicáveis, a Representação Parlamentar do PPM propõe, à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em Sessão Plenária, no dia 10 de dezembro de 2024, a aprovação de um Voto de Congratulação pelo 20º. aniversário do Festival dos Moinhos da ilha do Corvo.
Horta, 10 de dezembro de 2024