O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, anunciou que o Governo dos Açores apresentará, ainda em novembro, o Plano para os Media Açorianos, em paralelo com apoios do Governo da República.
Este plano terá quatro vertentes: Sistema de Incentivos aos Media (SIM), publicidade institucional, compra de assinaturas para escolas e IPSS, e formação de jornalistas. A formação será articulada com o CENJOR e incluirá inscrições para jornalistas de todas as ilhas e da diáspora.
Paulo Estêvão destacou a abertura para contributos de todos os partidos para fortalecer o SIM, que substituirá o Promédia. O plano regional funcionará em paralelo com o Plano de Ação para a Comunicação Social do Governo de Portugal, permitindo que os órgãos de comunicação social concorram a apoios de ambos os executivos.
A RTP/Açores manterá o #apoio financeiro do Governo Regional, com garantias do Ministro Pedro Duarte de que o Governo da República manterá ou reforçará os meios e autonomia da entidade.
O Programa do XIV Governo dos Açores sublinha a importância dos órgãos de comunicação social na formação de uma opinião qualificada e democrática. A discussão e votação das propostas de Plano e Orçamento para 2025 ocorrerá na sessão plenária deste mês da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Leia em : Governo dos Açores