A inauguração da Sede da Agência Espacial Portuguesa em Santa Maria reforça papel estratégico dos Açores no sector espacial
A Representação Parlamentar do PPM no Parlamento dos Açores destaca a importância da inauguração da sede da Agência Espacial Portuguesa, hoje, em Santa Maria, como um marco estratégico para os Açores e para Portugal no sector espacial.
Este investimento de 1,3 milhões de euros, realizado pelo Governo dos Açores, permitiu a recuperação da emblemática “Casa do Diretor do Aeroporto” em Vila do Porto, convertendo-a numa infraestrutura essencial para o desenvolvimento do ecossistema espacial açoriano.
A Portugal Space sublinha o potencial geoestratégico do arquipélago, que integra um plano mais vasto de desenvolvimento, incluindo o futuro porto espacial de Santa Maria. Este projeto permitirá que o primeiro veículo orbital reutilizável da Agência Espacial Europeia, o Space Rider, realize na ilha de Santa Maria a sua aterragem, cujo início de missão está previsto para 2027.
João Mendonça, deputado do PPM Açores, realçou o impacto económico e científico desta infraestrutura: “A instalação desta sede em Santa Maria é mais do que um reconhecimento do valor geoestratégico dos Açores. Representa um passo decisivo para transformar uma ilha num polo de inovação, com forte capacidade de atração de empresas e investimento internacional.”
Esta iniciativa permitirá também uma monitorização ambiental mais eficaz, através do uso de tecnologias de localização, nomeadamente no setor da pesca, reduzindo o consumo de combustível e a pegada ambiental do sector, assegurando um uso
sustentável dos recursos marinhos e reforçando o controlo sobre atividades ilegais no oceano, como a lavagem de tanques e derrames de combustível, que já é possível identificar através de imagens de satélite.
O parlamentar destaca ainda o papel essencial do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro e do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, no desenvolvimento do projeto espacial nos Açores, que promove investimentos muito significativos, a instalação de tecnologia muito avançada, a criação de emprego qualificado, a capacitação de jovens talentos e a inovação no âmbito da proteção ambiental na Região.
“Estamos empenhados em iniciativas que valorizem o potencial único dos Açores”, concluiu João Mendonça, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o papel dos Açores como centro de inovação e de conhecimento.
07 de novembro de 2024
João Mendonça
O Deputado do PPM à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores