Portugal tem mecanismos prontos para retirar portugueses que desejem sair do Líbano

O Governo tem todos os mecanismos operacionais prontos para retirar portugueses que queiram sair do Líbano, afirmou o Primeiro-Ministro Luís Montenegro, em resposta aos jornalistas na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Assegurou que já existe “um plano, uma programação para poder retirar cidadãos portugueses que se encontrem no país, em função da evolução no terreno e em articulação com outros países terceiros, nomeadamente no âmbito da União Europeia”.

O Governo tem estado em contacto com os cidadãos portugueses registados no território, mas reforça que as deslocações para o Líbano são fortemente desaconselhadas. 

Luís Montenegro sublinhou que “essa decisão tem também uma componente individual, sendo necessário que as pessoas comuniquem ao Estado a sua intenção”, de modo a permitir que o Estado possa enquadrar essa situação “seja numa operação promovida diretamente por nós, seja numa operação conduzida por um Estado amigo e parceiro”.

O Primeiro-Ministro reiterou “muita preocupação e apreensão” pela situação no Líbano e endossou “todos os apelos a um esforço adicional de contenção”.

República Portuguesa

Scroll to Top