A verdadeira indignação
É lamentável assistir à atuação do Partido Socialista nas redes sociais, pela Voz do Sr. Deputado do Lubélio Mendonça, relativamente ao incêndio que, infelizmente, deflagrou ontem à noite num terreno junto ao Centro de Processamento de Resíduos do Corvo, propriedade da Câmara Municipal do Corvo, onde ao longo de mais de uma década se foi acumulando paletes de madeira e de outros materiais, de modo ilegal, em vez de proceder à sua entrega no destino adequado para o efeito.
É absolutamente inadmissível que um deputado regional, com as responsabilidades que tem, ou deveria ter, se preste a fazer insinuações gravosas de que esta seja uma forma de resolver um problema de acumulação de resíduos na ilha. Tal facto, comprova a enorme irresponsabilidade e falta de conhecimento do Sr. Deputado Lubélio Mendonça, bem como a sua absoluta impreparação, para o cargo que ocupa.
Na verdade, o Sr. Deputado Lubélio é recorrente em atitudes desconexas e em diversas matérias. A título de exemplo, as afirmações que o Sr. Deputado socialista prestou sobre o apoio financeiro destinado à população do Corvo, após uma intempérie, são bem demonstrativas da falta de respeito e consideração que ele tem para o povo que o elegeu.
Por outro lado, esta falta de escrúpulos e manifesta irresponsabilidade, explica bem o nível a que o Partido Socialista se encontra reduzido nos Açores.
Não vale tudo em política. Trata-se, neste caso, de Insinuações gravíssimas, sobretudo por serem infundadas.
Para além disso, importa esclarecer que o Governo Regional tem feito um enorme esforço para reduzir o passivo de resíduos no Corvo, herdado das sucessivas governações socialistas.
Recorde-se que, desde a concessão do CPR do Corvo, e ao longo de muitos anos de governação socialista, não houve qualquer limpeza ou expedição dos resíduos naquele espaço, permitindo que se fossem acumulando toneladas de paletes de madeira e de outros resíduos, muito antes da entrada em funções por parte do Governo Regional da Coligação PSD/CDS/PPM.
Face a isto, e para solucionar este problema herdado, o Governo da Coligação, através da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, lançou um procedimento para recolha e envio para destino adequado de todo esse passivo, no valor de cerca de 87 mil euros, que se já se encontra em curso, no âmbito do qual já estão preparados para expedição 9 contentores, de um total de 34 contentores a expedir no âmbito desta intervenção.
É vergonhosa a atuação do Partido Socialista, numa altura em que o Governo Regional se encontra a resolver uma situação grave deixada pelos governos socialistas.
As autoridades competentes procederão à devida análise e investigação das causas deste incêndio, no sentido de apurar responsabilidades.
Até lá, neste caso em concreto, fica apenas a certeza de que, para além da incompetência demonstrada pelo Partido Socialista na gestão de resíduos na Região, e em concreto na ilha do Corvo, ao longo de mais de 2 décadas, há quem esteja muito interessado em impedir o sucesso nas soluções implementadas pelo Governo para resolução dos problemas.
12 novembro de 2024
João Mendonça
O Deputado do PPM à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores