Atlantic Spaceport Consortium recebeu autorização em falta para o primeiro lançamento de foguetão atmosférico, entre os dias 25 e 28, na janela temporal entre as 11h00 e as 14h00
A aventura espacial da ilha de Santa Maria está a dias do novo episódio, após a Atlantic Spaceport Consortium ter recebido luz verde das autoridades para o lançamento do primeiro foguetão atmosférico.
Esta é mais uma peça do sonho espacial dos Açores, que poderá tornar-se realidade até ao final do mês, na Malbusca, situado na freguesia de Santo Espírito, ilha de Santa Maria.
Na terça-feira, dia 17 de setembro, foi emitido um aviso à navegação do espaço aéreo de Santa Maria, a alertar para o lançamento do foguetão da Atlantic Spaceport Consortium, a partir da Malbusca, entre os dias 25 e 28, entre as 11h00 e as 14h00.
Este aviso indica que a atividade será coordenada pelo Conselho Consultivo de Operações e a Torre de Controlo do Aeroporto de Santa Maria.
Durante o período de autorização, as aterragens e descolagens no aeroporto mariense estarão suspensas, exceto em casos de aterragem de emergência ou evacuações médicas.
De acordo com o responsável máximo da Atlantic Spaceport Consortium, Bruno Carvalho, o lançamento do foguetão estará dependente das condições meteorológicas e do estado do mar.
Durante as últimas semanas, as máquinas têm trabalhado a todo o gás no local de lançamento do foguetão atmosférico, com o foguetão em si e todo o material necessário para a realização da operação em segurança a chegar à ilha por via marítima
De recordar que em agosto a Atlantic Spaceport Consortium assinou um protocolo de cooperação com a NAV Portugal, para garantir que “as operações são realizadas em segurança, em coordenação com todos os utilizadores do espaço aéreo, permitindo que a informação flua entre todos”.
Autor: Nuno Martins Neves