O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu na quinta-feira à sessão de instalação e tomada de posse dos órgãos sociais da Casa dos Açores da Região Centro, que decorreu nem Coimbra, no Centro Municipal de Cultura e de Congressos de Coimbra (antigo Convento de São Francisco).
“Que alegria é hoje ver que um sonho se tornou numa boa expectativa e o projeto numa realidade”, afirmou José Manuel Bolieiro.
E acrescentou: “a Casa dos Açores da Região Centro e todas Casas dos Açores e os seus dirigentes são verdadeiramente uma embaixada dos Açores e da açorianidade”.
O líder do executivo assinalou como sendo “relevante o resgate das origens”, destacando assim o trabalho desenvolvido pelas Casas dos Açores nos vários pontos do globo, e incentivando o bom auspício desta recém-criada e empossada Casa dos Açores.
Com a presença de vários estudantes universitários, o governante aproveitou para sublinhar a “confiança no futuro”, assinalado a importância de ligar a Casa dos Açores também à Academia.
A Casa dos Açores da Região Centro é a quarta atualmente existente em Portugal e a 18.ª do mundo. Depois das Casas dos Açores do Norte, Centro, Lisboa e Madeira, o território português ficará integralmente preenchido com a Casa dos Açores da Região Sul (Alentejo e Algarve), prevista ainda para 2024.
A Direção da Casa dos Açores Região Centro tem como Presidente Francisco Coelho Gil, tendo como Vice-Presidente Nuno Freitas e como Secretária Ana Goulart.
A Mesa da Assembleia Geral é presidida por Paula Amaral, tendo como Vice-Presidente Antonieta Reis Leite e Secretário Idalino Rocha. Relativamente ao Conselho Fiscal, o Presidente é Paulo Fernandes, o Vice-Presidente Pedro Moniz e a Vogal Sónia Garcia.
O evento contou com a presença do Presidente do Município de Coimbra, na qualidade de anfitrião do evento, José Manuel Silva, do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, diversos autarcas dos 99 municípios que compõem a Região Centro e as Direções das Casa dos Açores de Lisboa e Norte.
O governante aproveitou a presença de diversos presidentes de câmara da Região Centro para dirigir uma palavra de “apreço e solidariedade”, tendo em conta os devastadores incêndios que assolam o território continental, enaltecendo o “esforço e dedicação com que encaram este flagelo” enquanto responsáveis máximos da Proteção Civil nos municípios.
O Presidente do Governo, que enalteceu o empenho dos bombeiros no combate aos incêndios, confidenciou ainda ter transmitido ao Primeiro-ministro de Portugal “inteira prontidão e respetiva disponibilidade dos Açores para acionar, se necessário e solicitado, recursos regionais para colaborar no combate a esta emergência civil”.
O evento encerrou com um concerto açoriano levado a cabo pelo grupo Coimbra Gospel Choir e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.