O Executivo dos Açores confirmou o apoio financeiro a 26 entidades de mídia privada, num total de aproximadamente 670 mil euros, de acordo com as solicitações submetidas ao programa de suporte a estes meios, anunciadas hoje no Diário Oficial.
Conforme o decreto, os auxílios estabelecidos no Regulamento Legal do Programa Regional de Suporte à Mídia Social Privada estão incluídos no Plano de Investimentos da Secretaria Regional para Assuntos Parlamentares e Comunidades do governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).
A quantia de 670 mil euros será partilhada por 26 veículos de comunicação social privados, abrangendo jornais, estações de rádio e canais de televisão digitais.
Os principais beneficiados são os consórcios Açormedia (proprietário do jornal ‘Açoriano Oriental’ e da revista ‘Açores Magazine’), que receberá 217 mil euros, e a Gráfica Açoriana (dona do jornal ‘Correio dos Açores’), que obterá 155 mil euros.
Desde maio, o governo açoriano, sob a liderança do social-democrata José Manuel Bolieiro, tem promovido encontros com todas as instituições de mídia da região para desenvolver um novo programa de apoio aos meios de comunicação privados, que será divulgado até o final do corrente ano.
No mandato passado, a administração açoriana, igualmente uma coalizão PSD/CDS-PP/PPM, criou um novo sistema de incentivos para a mídia social privada, chamado Media+, o qual, no entanto, não foi implementado.
Em agosto de 2023, a oposição expressou críticas à proposta do Media+, que propunha o financiamento de até 40% dos vencimentos dos jornalistas, até um máximo de 1.500 euros, ocasionando oposição por parte da direção regional do Sindicato dos Jornalistas, que se mostrou contrária aos subsídios diretos aos salários.