Decorreu a 26 de novembro, terça-feira, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, uma sessão sob a temática da Observação da Terra para os municípios da Região Autónoma dos Açores, promovida pela Agência Espacial Portuguesa.
Nesta iniciativa, disseminou-se o uso de informações provenientes de dados espaciais junto das autarquias, com painéis de oradores que apresentarem o setor, as ofertas de produtos comerciais e exemplos de aplicação.
O Governo dos Açores associou-se ao evento, apoiando-o através da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço), em conjunto com o município de Angra do Heroísmo, o TERINOV e o Colab +Atlântico.
Este tipo de iniciativas integra-se na implementação da estratégia dos Açores para o Espaço, nomeadamente nos eixos prioritários que focam o desenvolvimento de aplicações com base em dados espaciais, a instalação de locais de ensaio para tecnologias espaciais e integração de redes ‘in situ’, o fomento da investigação, e o desenvolvimento e a inovação sobre o Espaço.
O Governo dos Açores releva a importância destas ações para promover a eficiência na utilização de recursos públicos e a adoção de novas tecnologias.