Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades
A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, promove mais uma edição do Encontro Açores Brasil, desta vez nas ilhas do Pico e do Faial, nos dias 14 e 15 de outubro.
A sétima edição desta iniciativa que visa dinamizar a especial relação histórica entre os Açores e o Brasil vai ser promovida num novo formato, com uma sessão para os alunos do ensino secundário e outra destinada ao público em geral.
Na segunda-feira, 14 de outubro, na ilha do Pico, realiza-se a sessão escolar no auditório da Escola Secundária da Madalena, às 14h30, e a sessão pública na Biblioteca Municipal da Madalena, às 18 horas.
Na terça-feira, 15 de outubro, na ilha do Faial, a sessão escolar tem lugar na Escola Secundária da Horta, às 12h00, e a sessão para o público em geral decorre na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, às 18 horas.
As quatro sessões contam com a participação do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, e dos dirigentes das Casas dos Açores do Rio de Janeiro, João Leonardo Soares, de São Paulo, António Arruda, de Santa Catarina, Sérgio Ferreira, do Estado do Rio Grande do Sul, Viviane Peixoto Hunter, do Maranhão, Paulo Matos, e do Espírito Santo, Nino Moreira Serôdio.
As duas sessões para o público em geral incluem ainda a apresentação do novo livro “Somos Açores – Um arquipélago vivo pelas ações das Casas os Açores no Brasil”, da autoria do jornalista brasileiro Igor Lopes.
O primeiro Encontro Açores Brasil teve lugar em outubro de 2021, na cidade de Ponta Delgada, e as cinco edições seguintes realizaram-se em Angra do Heroísmo (março de 2022), no Rio de Janeiro (julho de 2022), em Florianópolis (dezembro de 2023), em Ponta Delgada (maio de 2024) e no Rio de Janeiro (setembro de 2024), associadas à realização de outros eventos.
O Brasil foi o primeiro destino da emigração açoriana e os brasileiros são a maior comunidade imigrada nos Açores.
Com a realização dos Encontros Açores Brasil, o Governo dos Açores visa reforçar e valorizar os laços sociais, culturais e económicos entre a Região Autónoma e as comunidades açordescendentes no Brasil.