Plano e Orçamento de 2025
Senhor Presidente
Srs. Deputados
Srs. Presidente, Vice-Presidente e Membros do Governo
A Coligação cumpriu esta semana 4 anos de governo. O tempo de uma legislatura.
Não foram tempos de vacas gordas: Herdou-se a situação difícil e sem futuro, que resultou da governação de 24 anos do Partido Socialista. Uma Região estrangulada do ponto de vista económico e social. O Governo da coligação que, entre novembro de 2020 e 2021, teve de enfrentar a terrível situação criada pela COVID-19.
Um Governo que, desde novembro de 2020 até março de 2024, teve de enfrentar a tentativa de estrangulamento financeiro que o Governo Socialista da República executou, a mando do PS Açores!
Com recados de cá, o Governo da República legislou apoios nacionais, excluindo sistematicamente os Açores, e não pagou os compromissos assumidos com o Povo dos Açores! Veja-se o vergonhoso caso do não pagamento devido no caso do porto das Lajes das Flores, destruído pelo furacão Lorenzo.
Não foi fácil governar com os efeitos da maior guerra europeia, desde que Hitler provocou a Segunda Guerra Mundial!
Cresceu a inflação e foram destruídos circuitos de distribuição. A nova guerra no Médio Oriente só veio agravar a situação internacional, com graves reflexos na economia europeia, nacional e regional.
Não foi fácil governar entre o final de 2023 e grande parte de 2024, devido aos efeitos de uma crise política imposta pelo PS em resultado da ambição desmedida de voltar a governar, mesmo que para isso tivesse sido necessário deixar a Região sem orçamento!
Meus Senhores!
Foi assim ao longo de 4 anos. Não foi fácil.
Mas se fosse fácil, o PS teria conseguido! A verdade é que mesmo quando foi fácil, mesmo assim foi demasiado difícil para os governos do PS. A oposição do PS Açores assentava apenas numa estratégia: Carregar o Governo da coligação com despesas e mais despesas. Exigir tudo e o seu contrário. Exigir em meses o que não fizeram em décadas! Enquanto isso, mexia os cordelinhos em Lisboa para matar a vítima de asfixia, como um velho leão desdentado.
Tudo acabou fortuitamente, por excesso de pressa dos de cá e graças a um golpe do destino que remeteu António Costa para os salões dos palácios da Europa. Diz agora o PS Açores que a economia açoriana está a crescer como nunca, como se o Governo não tivesse nada a ver com isso!
É um elogio!
O problema acontece quando existe Governo e a economia não funciona, como acontecia no tempo do Partido Socialista! Não por culpa da economia, mas por culpa do Governo Socialista!
Imaginem agora, só por um instante, para não ser demasiado doloroso, que o PS tinha obtido uma maioria, em 2020, que lhe tivesse permitido governar com o apoio do Bloco de Esquerda. Como é que estariam as coisas agora?! A economia cresceria como cresce agora?? Esmagada pelo vício de Sérgio Ávila por impostos??
O turismo cresceria como cresce agora? Num ambiente governativo que protege quem investe? Ou, pelo contrário, o alojamento local e os grandes investimentos turísticos não estariam já praticamente proibidos e exageradamente taxados?
Existiria mão de obra livre para aquecer a economia açoriana? Ou não estaria tudo em programas ocupacionais, em falsos recibos verdes ou num Rendimento Social de Inserção por fiscalizar?
E no espaço? Não estaria tudo agora parado à espera do resultado da corrida espacial internacional disputada entre o senhor deputado João Vasco Costa, o Sr. Putin e o Presidente Trump?
Meus Senhores!
Todos sabem a resposta a estas questões. Todos sabem que aquele não era o caminho. Não! A economia não cresce apesar deste Governo. A economia cresce com este Governo! O maior número de empregados da nossa História! Um crescimento económico sem precedentes. Que duplicará a dimensão da nossa economia em apenas 8 anos. São números nunca vistos! Temos problemas e novas oportunidades? Sim, claro! É para isso que existe Governo. Não existe o fim da História e a felicidade plena. Mas existem agora mais oportunidades para todos.
Depende sempre do esforço de todos e de cada um.
Trabalhar mais, conseguir mais. Vencer vícios, ultrapassar desigualdades e avançar sempre na linha da justiça social, sem nunca deixar de premiar o mérito. Não é preciso agora emigrar para a América, para viver um sonho!
Ter abastecimento marítimo regular, cuidados médicos reforçados, pleno emprego, autonomia energética quase total, independência dos serviços regionais de ilha e ligações aéreas diárias ao longo de quase todo o ano era, até 2020, uma espécie de sonho na minha ilha. O Corvo.
Agora temos outros sonhos.
Vamos procurar soluções para a falta de habitação e a modernização das nossas portas de entrada na ilha, entre muitas outras coisas.
Só sei uma coisa, meus senhores.
Com este Governo é possível tornar possível o que antes nos disseram que não era possível. Com este Governo vale a pena sonhar.
Um bom Natal para todos os Açorianos e um grande abraço a partir do mais pequeno torrão das nossas ilhas. A partir do Corvo.
Vivam os Açores!